11 de fevereiro de 2012

"Dois segundos na boca, duas horas no estômago, dois anos no quadril".

Foi uma das frases que me marcaram neste processo, frase da minha orientadora. Um impulso que deixa marca no corpo, marca esta que precisa de muito mais do que um simples impulso para desaparecer...

Engordar e emagrecer é a montanha russa da minha vida. Da última vez perdi 18 quilos fazendo reeducação alimentar e muito exercício. Me alimentava de amor, juventude e felicidade. Fui engordando aos poucos, mas não sem perceber, e sempre com uma desculpa. E lá estava eu pesada de novo, desanimada, um caco.

Todo mundo começa o programa mau-humorado, ouvi esses dias na reunião. Mas o humor não é a única coisa que se recupera ao longo do caminho. Nove quilos mais magra eu recuperei minha vitalidade e hoje me dei conta de que, talvez pela primeira vez na vida, eu fiz uma refeição inteira aproveitando o sabor da comida na minha boca. Foi então que me lembrei daquela frase: "DOIS SEGUNDOS na boca, duas horas no estômago, dois anos no quadril". Onde mais o prazer de comer poderia estar senão na boca?

Descobri que a comida nunca passou muito tempo na minha boca. Comer era enfiar goela abaixo a maior quantidade de o-que-quer-que-estivesse-na-frente (mesmo frio, velho, ruim, seco, sem sal ou com  muito sal) e depois sentir o abdômen estufado. Abdômen estufado era o sinal de que eu tinha comido! Ao perceber que estava esticando o tempo da comida na minha boca, saboreando, curtindo cada pedacinho do que estava comendo, terminei o almoço satisfeita, deliciada e sem culpa.

Emagrecer não foi o único benefício. Que seja esta minha lição número um.

Um comentário:

  1. Fico feliz que vc tenha visto o meu blog e tenha gostado... agora vou te dizer uma coisa: ler sobre sua luta contra a balança fez parecer que eu estava lendo sobre mim... principalmente o subtítulo do seu blog, mas acho que ter consciência disso é meio caminho andado. Vamos nessa... uma dando apoio à outra alcançaremos nossos objetivos! Um grande bj!

    ResponderExcluir