14 de abril de 2012

Manutenção.

Hoje comecei a manutenção!! 23 semanas,13 quilos a menos: o que eu aprendi:

- Pra quem tem tendência a engordar, não existe corpo magro sem esforço. E o esforço não se limita à época de perda de peso: já estou visualizando que se quero passar minha vida com este corpo, vou sempre ter de me esforçar.

- Para a vontade de comer um doce logo depois do almoço um cafezinho bem fraquinho com adoçante: dá uma sensação de bem estar e adia a vontade de comer doce para um momento que valha mais a pena.

- Pudim diet para os dias em que tenho poucos pontos e ainda tenho vontade de comer doce ajuda muito. O pudim de baunilha com banana picada lembra aqueles pães doces de padaria.

- Não é bom matar a fome comendo doce, acabo comendo muito de um alimento calórico para matar a fome, como rápido, não sinto o sabor, não aproveito, não vale a pena. É melhor matar a fome com um sanduíche antes e depois saborear o doce, numa porção menor. Sai bem mais barato do que encher a barriga de doce.

- Eu aprendi a esperar. Antes a primeira coisa que eu fazia quando chegava em casa era comer. Hoje consigo chegar, conversar, tomar um banho, trocar de roupa, escolher o que vou comer, preparar, sentar pra comer. Isso quando eu não cuido primeiro do filho pra depois pensar em mim. Não vou morrer de fome. Com isso também ganhei tempo para saborear os alimentos: me dei conta de que eles não passavam muito tempo na minha boca antigamente...

- Posso comer tudo que quero, mas não preciso. Não precisa ser hoje. Pelo menos não TUDO hoje. Vou poder comer amanhã, depois, no fim de semana, semana que vem. Tudo bem.

- Como não me privo de mais nada não preciso mais esperar a ocasião pra enfiar o pé na jaca. Posso comer pouco daquilo porque sei que outro dia eu como de novo se eu quiser.

- Aproveito quando "baixa a magra" para preparar opções mais saudáveis para mim. Assim, na hora da fome posso incrementar meu lanche, ele fica maior, eu fico mais saciada. Coisas grandes matam a fome do olho gordo. Cortar o sanduíche em vários pedaços ajuda também!

- Não como mais qualquer coisa, de qualquer jeito. Escolho o que eu como e a sensação de bem estar depois é muito melhor.

- Eu ainda me "medico" com comida, especialmente chocolate, mas aprendi a lidar com os dias em que pareço incontrolável. O importante é que nunca deixo de anotar o que eu como, mesmo nesses dias. Assim evito de fechar os olhos e me soltar ladeira abaixo. Sei tudo que entra pra depois me lembrar do esforço que terei de fazer por causa daquele dia (compensações: comer menos, coisas menos calóricas, gerar pontos ativos...).

Frases que me marcaram:

- "O meu corpo é minha casa e quero viver nele confortavelmente".
- "Dois segundos na boca, duas horas no estômago, dois anos no quadril".
- "Temos de emagrecer administrando quem somos".

3 comentários:

  1. Coach querida! Minha inspiracao! Estou tentando! Estou tentando! Queria poder ler e ja estar com todos estes aprendizados na minha cabeca (e no meu estomago faminto). Vou chegar la!! Mais uma vez, obrigada! beijo beijo Morgana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por ter chegado à fase da manutenção!!! Fico feliz por vc... e, não leve à mal, fico feliz tb por vc ter levado 23 semanas! Não tô torcendo contra, mas é que me faz sentir mais normal e menos fracassada, preguiçosa, sem vontade... me faz perceber que o processo pode ser lento sim, contanto que seja contínuo. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir